Galinhas Agroflorestais
É possível respeitar as necessidades naturais dos animais aproximando-os de seu ambiente de origem.
Desenvolvimento de um sistema silvipastoril de criação de aves em agrofloresta,
inciado em 2013.
Objetivo
Aumentar os índices de bem-estar nos sistemas de produção e consequentemente maior qualidade dos produtos finais (segurança alimentar).
Justificativa do Projeto
O sistema de criação de frangos em galpões em alta densidade é dos mais criticados em todo o mundo apesar do fornecimento de proteína animal a baixo custo. Também, estes sistemas de criação estão atrelados à produção de commodities plantadas em larga escala como o milho e a soja. Desta maneira, é importante investigar alternativas de criação para tanto melhorar o bem-estar dos animais como produzir localmente parte da alimentação necessária e melhorar a qualidade dos produtos obtidos.
Elevar os índices de bem-estar nos sistemas de produção e consequentemente aumentar a qualidade dos seus produtos finais para a construção de eficientes políticas públicas de segurança alimentar, é um dos objetivos do projeto “Frangos Agroflorestais”.
Iniciado em 2013, o projeto “Frangos Agroflorestais”, também conhecido como “Galinhas Agroflorestais”, trata do desenvolvimento de um sistema silvipastoril de criação de aves em agroflorestas. Segundo o Prof. Dr. Ciro Abbud Righi “Os SAFs são excelentes oportunidades para se recriar as condições naturais destas importantes aves e assim aproximá-las de seu habitat natural - sub-bosque de florestas. Com isso temos a intensificação do uso da terra com a melhoria do sistema e obtenção de produtos diferenciados, o que agrega valor e possibilita melhorias na área rural”.
O projeto quer demonstrar que é possível respeitar as necessidades naturais dos animais, aproximando-os de seu ambiente de origem, e ainda assim produzir alimentos em pequena e média escala.
Justificativa
-
O questionamento do modo com que a criação de poedeiras e frangos de corte tem sido praticada no Brasil;
-
A necessidade de desenvolver um sistema de produção avícola que proporcione um maior bem-estar animal;
-
As áreas ociosas de sub-bosque de SAFs e de outros plantios florestais podem ser melhor aproveitadas e enriquecidas com recursos alimentícios locais frescos para as aves;
-
Possibilidade de uso múltiplo da terra com obtenção de renda de produtos diversificados e de melhor qualidade em curto período de tempo;
-
Criar condições próximas às naturais para a criação das aves aumentando seu bem-estar.
A importância e a viabilidade de alimentar as aves com grãos inteiros
-
Ração farelada – atrofiamento da moela (ABDOLLAHI, 2018);
-
Grãos melhoram a digestão e aproveitamento dos alimentos; (SVIHUS, 2010; GABRIEL, 2008; BOLELI & THIMOTHEO, 2017);
-
Melhora a saúde do animal – “Microbiota intestinal”, redução da ocorrência de coccidiose CUMMING (1989) e LIU (2015);
-
Aumenta o bem-estar; alimentação mais próxima ao natural (GABRIEL, 2008; SINGH, 2014).;
-
Influência na coloração – disponibilidade e conservação de xantofilas;
-
Viabilidade econômica; Redução de custos com o beneficiamento da ração (ABDOLLAHI et al., 2018; GABRIEL, 2008, SINGH, 2014.);
-
Sistema adotado pela maioria dos criadores em criação caipira.